As nossas visitas


quinta-feira, 4 de março de 2010

Organização do dossier técnico-pedagógico

Programa da acção e respectivo cronograma

Dada a natureza desta actividade, entende-se que o seu programa e cronograma não pode apresentar uma estrutura rígida e pré definida, antes construindo-se ao longo do processo e com base numa negociação entre tutor, aluno e família. Contudo, deverão ser definidos à partida e apresentados neste ponto os objectivos que se pretendem atingir com a acção e a sua forma de organização, nomeadamente identificando a estrutura (Gabinete de Apoio ao Aluno, GAAF, etc.) em que estará ancorada a actividade, explicitando como se fará a detecção dos casos a apoiar, o perfil e as formas de selecção de professores-tutores. À medida do desenvolvimento da actividade, e após ter sido negociado e acordado com os alunos o cronograma do apoio tutorial, este deverá ser acrescentado neste ponto do dossier técnico-pedagógico, explicitando as actividades programadas por cada aluno apoiado.

Manuais, Textos de Apoio e Recursos Pedagógicos e Didácticos a que se recorra no decurso da acção

- Os modelos de tutoria que orientam o trabalho dos professores-tutores e os recursos técnico-pedagógicos e didácticos a que recorram no âmbito do apoio prestado deverão ser apresentados ou referenciados neste ponto.

Indicação dos professores ou outros técnicos que intervêm na acção

• Nome do responsável e de todos os técnicos e professores que intervêm na acção;

• Currículos dos vários responsáveis, técnicos e professores afectos a acção e a cada actividade;

• Tempo de dedicação à acção e responsabilidades em cada uma das actividades que compõem a acção de cada um dos responsáveis, técnicos e professores afectos a acção e a cada actividade;

Identificação do grupo-alvo

Identificação dos critérios de selecção dos alunos a acompanhar e procedimentos de definição do grupo-alvo;

Listagem dos alunos a acompanhar no regime de tutoria;

Diagnóstico de necessidades de cada aluno;

Sumário das sessões, relatórios de actividades, e/ou outros registos

- Para cada aluno beneficiário de tutoria deve, com base no diagnóstico de necessidades, ser elaborado um plano de acompanhamento individual em que constem as actividades em que participou e os trabalhos realizados e que deverá ser apresentado neste ponto.

Também deverão ser apresentadas neste ponto as actas ou outros registos de actividades de organização e gestão do processo tutorial (e.g. reuniões com directores de turma, entre professores-tutores e outras)

Registos de beneficiários

- Folhas de presença contendo:

• Nome da acção;

• Actividade realizada;

• Data da participação ou do contacto;

• Nome do aluno/ encarregado de educação;

• Assinatura;

Dependendo do tipo de actividade ou de destinatário o tipo de registo pode assumir outras formas, desde que permitam reconhecer a execução da acção.

Registos de actividades/ relatórios de trabalho

- Os relatórios intercalares ou finais habitualmente elaborados pelas escolas, as fichas de trabalho elaboradas nos clubes assim como o resultado de outras actividades desenvolvidas são apresentadas neste ponto;

Informação de carácter avaliativo

- Os dados do diagnóstico de necessidades, os relatórios de progresso individual dos alunos acompanhados, bem como a reflexão crítica em torno do trabalho realizado são elementos que devem constar deste ponto. Para além de uma análise individual, que deverá estar a cargo do professor-tutor responsável pelo aluno em causa, o responsável pela acção deve complementar este ponto com uma análise de conjunto relativa às tutorias no global, nomeadamente analisando o progresso dos alunos acompanhados no que ao sucesso educativo diz respeito.

Originais de toda a publicidade e informação produzida para a divulgação das Acções

- Devem ser compilados no dossier técnico-pedagógico os originais de toda a publicidade e informação produzida para a divulgação das Acções.

1 comentário:

  1. Olá Pedras no Caminho!

    Votos de grandes sucessos para a actividade a desenvolver pelo projecto.

    Um abraço
    Esperança

    ResponderEliminar