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quinta-feira, 4 de março de 2010

Somos todos diferentes

A turma é dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo terá de contornar o corpo de um colega, contra uma folha de papel de cenário aberta no chão. Após o contorno ter sido concluído, o grupo deverá proceder ao seu preenchimento, usando como mão dominante aquela que habitualmente não é usada (ou seja, se é dextro deve usar a mão esquerda e vice-versa).

Depois de concluído o preenchimento do contorno desenhado na folha de papel de cenário, é iniciado um plenário com as seguintes questões:

- Como se organizaram em grupo? A estratégia que seguiram foi a mais adequada? Poderiam ter procurado outra forma de organização?

- E quando usaram a mão que normalmente não usam, para trabalhar? Foi fácil? Como se sentiram? Desenquadrados? Desajeitados? Incompetentes? Já se sentiram da mesma forma noutras situações? Quais? Já se sentiram dessa forma nesta turma? Quando? O que acham que vos levou a sentir-se dessa forma? Poderiam ter feito alguma coisa para que o vosso ou a vossa colega se sentisse melhor?

Deste questionamento devem resultar algumas conclusões:

- Por vezes, sentimo-nos adequados, rejeitados, postos de parte. Essa situação gera sentimentos desagradáveis e todos já os sentimos na nossa vida.

- Num grupo, a integração depende de todos, de quem se sente rejeitado e de quem, eventualmente, tem posturas discriminatórias.

- Para promover a integração é importante mobilizar um conjunto de competências (usar as próprias conclusões dos alunos acerca deste ponto).

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